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TRAINING & INFLAMMATION: CAN CBD HELP PREVENT INJURIES?

Para muitos de nós, mantermo-nos em forma é uma parte enorme das nossas vidas. E com ela vem aquele nível esperado de dor no dia seguinte. Esta é uma resposta natural de recuperação e promove um melhor condicionamento, mas também pode ser um sinal de aviso de lesão. A chave é compreender como manter o equilíbrio e manter o desempenho do corpo no seu melhor.

A inflamação é um processo natural dentro do corpo que utiliza glóbulos brancos e outras substâncias para se ligar a qualquer dano, geralmente causado por choques, cortes ou arranhões, para começar a repará-lo. 1 A inflamação também permite que os vasos sanguíneos se abram de modo a que o sangue adequado possa alcançar as áreas afectadas, formando um coágulo sanguíneo para curar o tecido danificado, bem como desencadeando dor como parte do processo de cura. Os químicos conhecidos como citocinas são também libertados pelo tecido danificado. As citocinas actuam como "sinais de emergência" que trazem as células imunitárias, hormonas e nutrientes do seu corpo para ajudar a resolver quaisquer problemas relacionados.2
>br>No entanto, no caso de estar activo, quer se trate de uma sessão de pesos pesados, de uma corrida longa, de um passeio cansativo de bicicleta, e de qualquer desporto ou actividade intermédia, a inflamação aqui é causada por pequenas lágrimas microscópicas nas suas fibras musculares. O seu corpo responde a este dano aumentando a inflamação, que pode levar ao temido (mas igualmente benéfico) DOMS.3

WHAT IS DOMS?

Delayed Onset Muscle Soreness (DOMS)é a dor que sentimos no dia (e por vezes muitos dias) após qualquer tipo de exercício intenso. Esta não é a dor que se sente durante ou logo após o exercício - é simplesmente uma dor muscular aguda devido à acumulação de ácido láctico, e esta desaparece pouco tempo depois de terminar. Os sintomas DOMS ocorrem tipicamente até pelo menos 12 a 24 horas após um exercício físico. A dor tende a atingir o pico cerca de um a três dias após o treino, e depois deve atenuar-se.4
>br>Sintomas incluem sensibilidade muscular, inchaço, perda de força muscular a curto prazo, e redução do alcance de movimento devido à rigidez. Embora parte do processo que ajuda a promover mudanças funcionais com o seu corpo, tais como força muscular, crescimento e condicionamento, o DOMS pode perturbar seriamente o seu horário de treino e pode potencialmente deixá-lo à margem se estas dores e tensões se agravarem ainda mais. Então, que opções existem para ajudar a reduzir esta inflamação para manter o seu treino no bom caminho?

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Alternativas

Os anti-inflamatórios não esteróides são a forma mais comum de as pessoas abordarem a dor, reduzirem uma temperatura elevada, e combaterem a inflamação dentro do corpo. Isto inclui o alívio dos sintomas de muitas lesões relacionadas com o movimento, incluindo entorses, deformações e dores gerais. Os AINEs funcionam bloqueando a enzima ciclo-oxigenase, que produz prostaglandinas, uma substância semelhante a uma hormona que promove a inflamação.5 >br> Então, qual é a alternativa? Vários suplementos dietéticos à base de ervas, tais como a garra do diabo e a casca de salgueiro são ditos como tendo propriedades anti-inflamatórias mas oferecem muito poucas provas científicas. No entanto, a curcumina, o composto químico encontrado no interior da especiaria tumérica, contém compostos bioactivos com uma série de propriedades medicinais comprovadas. Estes compostos são chamados curcuminóides, e têm o poder de corresponder efectivamente à eficácia de alguns medicamentos anti-inflamatórios disponíveis, se a dosagem estiver correcta. 6 Descubra mais sobre como colher os benefícios da curcumina aqui.

REDUZIR INFLAMAÇÃO COM CBD

Outra das soluções mais promissoras para enfrentar os DOMs e reduzir as hipóteses de lesões causadas pelo exercício, é o canabidiol (CBD). O CBD é um extracto completamente não psicoactivo da planta de canábis, um dos mais de 100 componentes naturais, filtrado para proporcionar benefícios diários para a saúde sem quaisquer efeitos secundários indesejados. Este canabinóide interage com o sistema endocanabinóide interno extremamente potente do seu corpo. Este sistema funciona para regular uma série de importantes funções psicológicas e fisiológicas dentro do seu corpo, incluindo o sono, o humor e mesmo a gestão da dor. >>br>>br> Embora existam muitos receptores canabinoides, os dois identificados como receptores primários são o CB1 e o CB2. Os receptores CB2 são encontrados tanto no cérebro como em torno dele, mas também são encontrados fortemente concentrados nos nossos tecidos imunitários. Os canabinóides ligados aos receptores CB2 podem ter um efeito anti-inflamatório ao reduzir a produção de citocinas que mencionámos anteriormente.7 Assim, apesar da inflamação ser necessária para melhorar o condicionamento e promover adaptações chave dentro do seu corpo, demasiadas coisas podem abrandar e até pôr um fim ao seu progresso. É aí que a CBD pode ajudar a apoiar a sua gestão da dor, combatendo a inflamação na origem de uma forma completamente natural. Proporcionando-lhe a oportunidade de continuar a exercer pressão enquanto ajuda a reduzir a possibilidade de lesões.
>br>Quer saber mais sobre este processo natural e fundamental? Explore os vastos benefícios do CBD e do sistema endocannabinoide aqui .


MAINTAIN A HEALTHY BALANCE

Quando se trata de beneficiar mais do seu horário de treino, sabemos que manter um equilíbrio de sono adequado, uma dieta saudável e um tempo de recuperação adequado é um longo caminho para manter o seu corpo em óptimas condições - e livre de lesões. No entanto, com uma série de soluções por aí, incluindo o cada vez mais popular CBD encontrado em óleos de qualidade e cápsulas fáceis de tomar, pode agora adoptar uma abordagem segura, natural e eficaz para reduzir a inflamação, seja qual for a sua escolha para se manter em forma.

Sources:

1) https://www.webmd.com/arthritis/about-inflammation#1

2) https://www.livescience.com/52344-inflammation.html

3) https://www.healthline.com/health/doms

4) https://www.acsm.org/docs/default-source/files-for-resource-library/delayed-onset-muscle-soreness-(doms).pdf

5) https://www.medicinenet.com/nonsteroidal_antiinflammatory_drugs/article.htm

6) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17569207

7) Nagarkatti, Prakash, et al. “Cannabinoids as Novel Anti-Inflammatory Drugs.” Future Medicinal Chemistry, vol. 1, no. 7, 2009, pp. 1333–1349

8) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK279298/