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OS BENEFÍCIOS DO CURCUMA E DA CURCUMINA

Usado na Índia durante milhares de anos como ingrediente culinário e pelas suas propriedades medicinais, o curcuma é a especiaria que dá ao seu caril favorito a sua cor amarela distinta, e é agora um grande negócio no mundo do bem-estar.

O QUE É A CURCUMINA?

Com tantas ervas e especiarias listadas como tendo potenciais benefícios para a saúde, é fácil ficar confuso. Açafrão-da-terra? Curcumina? São a mesma coisa? Sim, e não. Os compostos bioactivos encontrados no curcuma são chamados curcuminóides, sendo o principal ingrediente activo (você adivinhou) curcumina. E como se desenvolveu o interesse em suplementos naturais e estudos de saúde melhorados, também se desenvolveu a nossa prova de que este extracto da raiz de curcuma longa (parte da família do gengibre) tem propriedades anti-inflamatórias eficazes, e funciona como um forte antioxidante dentro do corpo, também. 1

A TUA DOSE DIÁRIA

Quer faça exercício diário, trabalhe de pé, ou simplesmente sofra de dor ou inflamação como resultado de uma condição médica pré-existente, todos nós podemos certamente beneficiar de um anti-inflamatório nas nossas vidas. Reforçar a sua dieta é uma óptima forma de embalar o seu corpo com compostos naturalmente restauradores e activos, bem como ajudar a combater a dependência excessiva de anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) convenientes, que trazem efeitos secundários indesejados e problemas a longo prazo com uma utilização regular.

Isso significa que todos devemos comer muito caril, certo? Errado. O teor de curcumina do curcuma não é de todo muito elevado, mal movendo as escamas a uns míseros 3%. 2 Muitos estudos que provam a eficácia do uso de extractos de curcumina que excedem 1 grama por dia, deixando-o com uma maratona de curry nas mãos, numa tentativa de atingir o nível desejado.

O pior é que a curcumina também é mal absorvida na nossa corrente sanguínea, tornando ainda mais difícil obter as quantidades de que necessitamos apenas da comida. Em suma, sem um suplemento adequado, é virtualmente impossível colher as recompensas desta super especiaria.

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COMBATE À INFLAMAÇÃO

Não só a curcumina está cientificamente comprovada, alguns estudos posicionam até este extracto maravilhoso como sendo capaz de corresponder às propriedades anti-inflamatórias dos AINE populares, como a aspirina e o ibuprofeno, sem os efeitos secundários. 3 Mas será a inflamação algo que deveríamos estar a reduzir activamente numa base regular?

A inflamação é uma função natural do corpo, e uma função incrivelmente importante. Funciona para aumentar o fluxo sanguíneo ao tecido danificado, desde cortes e arranhões a músculos arrancados e rasgados, ajudando a combater quaisquer bactérias antes de iniciar o processo de cura. Portanto, alguma inflamação aguda e de curto prazo é na realidade extremamente benéfica para o seu corpo, e em alguns casos, pode realmente oferecer um melhor condicionamento físico à medida que as fibras musculares se rasgam e são substituídas por outras mais espessas e fortes - pense no tamanho e força do edifício no ginásio, visando propositadamente grupos musculares específicos. Quer saber mais sobre como reduzir a inflamação e melhorar o exercício? Click here.

No entanto, a inflamação prolongada e crónica é um sério sinal de aviso. Não só pode causar uma série de efeitos secundários debilitantes, tais como stress nas articulações, capacidade de movimento reduzida e dor consistente, os cientistas também acreditam que a inflamação desempenha um papel fundamental em várias doenças graves e degenerativas, tais como Alzheimer e doenças cardíacas. 4,5 Assim, qualquer coisa que possa fazer para ajudar a apoiar o seu corpo na sua luta contra a inflamação numa base regular é certo que oferece algum benefício positivo para a sua saúde global, agora e no futuro.


LIDAR COM A SUA TOXICIDADE

nflamação à parte, as propriedades antioxidantes encontradas dentro da curcumina não devem ser ignoradas.

Os radicais livres são elementos produzidos durante processos metabólicos normais dentro do corpo, tais como a transformação de alimentos em energia. Se houver um desequilíbrio entre estes radicais livres e os antioxidantes, isto provoca um cenário altamente reactivo, resultando em stress oxidativo. Este stress causa danos a substâncias importantes no organismo, incluindo células, proteínas e ADN, e pensa-se que seja um factor que contribui para várias doenças e acelera o envelhecimento. 6,7

Os antioxidantes fornecem ao seu corpo a protecção interna de que necessita, e a curcumina é um potente fornecedor deste suporte específico, ajudando a neutralizar os radicais livres através da sua estrutura química única.8 Por sua vez, este espantoso extracto natural ajuda em duplicado - não só ajudando a restaurar o equilíbrio dentro do corpo, mas também a estimular as suas defesas antioxidantes incorporadas.


SUPPLEMENTAR WITH CURCUMA

Agora, isto é mais fácil de dizer do que de fazer. Existem muitos suplementos de curcumina no mercado neste momento, prometendo tudo, desde o aumento da biodisponibilidade até à alta concentração da dose. Como mencionado anteriormente, a questão principal é que a curcumina é mal absorvida na nossa corrente sanguínea. É lipossolúvel, pelo que tem uma série de problemas que se mantêm activos no ambiente ácido do estômago, antes de passar através da parede intestinal e nas áreas do nosso corpo para as quais pode ser eficaz. Portanto, mesmo que se esteja a tomar os níveis correctos de curcumina, pode estar a ter muito pouco efeito positivo na sua saúde.

Uma solução é tomar suplementos de pimenta preta ao seu lado. A pimenta preta contém piperina, uma substância natural que pode aumentar naturalmente a absorção da curcumina por um impressionante 2,000%. 9 Substancialmente aumentando a sua eficácia, muitos dos melhores suplementos de curcumina contêm piperina. No entanto, existe também uma tecnologia avançada de suplementação disponível, tal como NovaSOL® - uma nova forma de curcumina desenvolvida especificamente para proporcionar uma elevada absorção. Num recente ensaio clínico publicado na revista Molecular Nutrition & Food Research10, a curcumina NovaSOL® demonstrou ser 185 vezes melhor absorvida do que a curcumina em pó padrão e significativamente melhor do que qualquer outra forma, também.

Uma vez abordadas as taxas de adsorção, pode-se até procurar emparelhar este impulso de saúde herbal com outros compostos naturais que trabalham para melhorar os efeitos da inflamação. Um destes inclui o canabidiol (CBD), um extracto não psicoactivo da planta de cannabis, muito anunciado pela comunidade de saúde e bem-estar pelas suas propriedades anti-inflamatórias. O CBD funciona dentro do organismo ajudando a reduzir a produção de citocinas - os químicos que dão início a todo o processo inflamatório. Explore a ciência da inflamação e como funciona a CDB para ajudar a reduzi-la naturalmente .

COMEÇA A AJUDAR O TEU CORPO

Com a ciência que anda por aí, é evidente que a curcumina é uma potência natural quando se trata de proteger o corpo e ajudar a combater a inflamação. Desde a compreensão da sua dosagem até à complementação correcta, há uma série de obstáculos a ultrapassar antes de se tornar eficaz, mas os benefícios naturais para a saúde do seu corpo estão simplesmente lá para a tomada - não perca.

Sources:

1) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3633300/

2) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17044766

3) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19594223

4) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3887148/

5) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5488800/

6) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17569207

7) https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1357272508002550

8) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10964379

9) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9619120

10) http://novasolcurcumin.com/research-publications/